Histórias e Criações

Neste blog você encontrará conteúdo sobre as histórias e as criações da minha família

Profa. Luiza Ambrósio Oliani


(14/04/1901 - 10/05/1983)

Luiza Ambrosio Oliani, filha de Francisco Ambrosio e Rosa Ambrosio, imigrantes italianos da região de Nápoles, nasceu em São Paulo, Capital, aos 14 de abril de 1901. Desde pequena foi interessada nos estudos, apesar das poucas oportunidades então oferecidas às mulheres. Voltou-se para a música, tendo inicialmente aulas de violino com o professor Luiz Oliani, com quem se casou em 1923. Dedicou-se, após, ao estudo do piano, formando-se professora pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo em 1927.
Durante algum tempo deu aulas em domicílio. Depois passou a exercer suas atividades em casa, no Bairro do Ipiranga, na esquina das ruas Bom Pastor e Oliveira Alves. Por mais de 50 anos por esse endereço passaram centenas de alunos que, com certeza, mantiveram na lembrança a “professora Dona Luiza”, dedicada e carinhosa, mas exigente no solfejo e no estudo das escalas. Muitos desses alunos preparados por ela ingressaram em Conservatórios e formaram-se no curso de piano tornando-se professores.
Nessa longa jornada, que se prolongou praticamente até seu falecimento em 1983, realizou muitas audições de piano, oferecendo aos alunos a oportunidade de mostrarem seu talento perante uma platéia e aprimorarem seu desenvolvimento musical. Essas reuniões se realizaram em diversas salas de espetáculo e delas participavam todos os alunos desde os iniciantes até aqueles já em estágio avançado de estudos, servindo de incentivo aos participantes e deleite dos ouvintes, uma vez que a música não conhece limitações de idade, sexo ou nacionalidade.
Audições:
  • Associação Atlética Banco do Brasil (AABB)
  • Sala Scwhartzmann
  • Salão Nobre da Creche Catharina Labouré
  • Atelie do Escultor Alfredo Oliani
A professora Luiza Oliani fez questão de transmitir os ensinamentos básicos de piano aos seus 4 filhos: Walter Oliani, Wanda Oliani Moherdaui, Tito Oliani e Roberto Francisco Oliani e seus 12 netos: Yara Moherdaui Blasi, Gilberto Mojaes Oliani, Eduardo Mojaes Oliani, Laércio Ney Nicaretta Oliani, Laerte Gil Nicaretta Oliani, Elisabeth Mojaes Oliani, Leandro Ruy Nicaretta Oliani, Célia Mojaes Oliani, Ricardo Franceschini Oliani, Fábio Franceschini Oliani, Luiz Eduardo Oliveira Oliani e Renato Franceschini Oliani, sendo de feliz memória a audição familiar que ela organizava nas vésperas de Natal com a participação de todos. Viveu a música, espalhou sementes musicais que, com certeza, floresceram em muitos locais, deixando inesquecíveis lembranças para aqueles que um dia dedilharam as teclas do piano da Rua Bom Pastor.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário